Eu e meus primos...

Eu e meus primos...

domingo, 9 de agosto de 2015

7 DICAS MAROTAS PRA TERMINAR SUA TESE




Com As Aventuras da Dra. Eu Ka Liptus e já expus tudo o que eu penso sobre a universidade e a pós-chateação. Mas tem muita gente boa que precisa ser mestre ou doutor, pra ganhar a vida, não pra botar banca. Sendo assim, aí vão as sete dicas do Alvito para quem estiver atravessando este momento difícil da vida. São dicas anti-científicas, não comprovadas, sem metodologia e sem pé de página...

1. NA DÚVIDA, COMECE A ESCREVER, nem que seja um rascunho. Muita gente fica paralisada ao perceber que já se escreveram um milhão de coisas bacanas sobre o tema. OK. Concorda que você poderia pesquisar infinitamente? Poderia mas não pode, você tem um prazo. Portanto, estabeleça a data limite para as leituras e pare religiosamente no dia. Aí sente no computador e escreva, sem compromisso, nem que seja um rascunho... Vai te aliviar e aí vai fluir melhor. Se quiser depois volte a ler os artigos mais importantes e acrescente, computador serve pra isso, gente Emoticon smile

2. DIVIRTA-SE SEM CULPA. Tem que ter uma válvula de escape da tensão, que é muita. Eu iria de samba, mas também serve jogar futebol, peteca, yoga, ginástica, algo que mexa com o esqueleto. E nada de pensar: eu poderia estar escrevendo ou lendo. Você está limpando a mente para poder ler e escrever melhor. Acredite, você está trabalhando na tese. Porque quem vai escrever a tese é você e se você não estiver bem...

3. CONCENTRE-SE NA HORA DE ESCREVER. Offline. Experimenta, não dói não. Ou pelo menos, nada de email, twitter e face. O que você está fazendo lendo isso, fecha esse negócio rsrs e vai escrever.

4. DURMA BEM, ALIMENTE-SE BEM. Vale mais escrever e estudar em horários fixos, regulares, do que varar noites e ficar acabado no dia seguinte.

5. CELEBRE E COMPARTILHE AS CONQUISTAS. Terminou a primeira versão de um capítulo? Convide o parceiro ou parceira pra celebrar (sem exagero). Pode crer que ele estará tão feliz quanto você, pois ele ou ela não vê a hora de você terminar essa joça.

6. REVISE DEPOIS DE TRÊS DIAS. Escreva e depois, que nem bolo, deixe esfriar um pouco. Antes de três dias não dá para revisar. Na revisão, corte ao máximo. Use frases curtas. Machado de Assis, que entendia um pouquinho, dizia que o principal instrumento de redação é o ponto final.

7. VAI DAR TUDO CERTO. Repita mil vezes, sorrindo. Ajoelhar é opcional. Depois respire fundo e vá trabalhar... Boa sorte, os deuses estejam contigo Emoticon smile Emoticon smile Emoticon smile

Um abraço forte e toda a minha solidariedade nesse momento difícil.
Quando terminar vê se me convida pra festa seu ingrato rs...

Marcos Alvito, que já foi vitimado por um mestrado e um doutorado e sabe o que é isso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário