Eu e meus primos...

Eu e meus primos...

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Cyber-idiotices

Todos sabem que esta máquina maravilhosa e terrível que é o computador opera com linguagem binária, do tipo 0 ou 1. A partir daí ele faz tudo, dá conta de cor, som, texto, movimento e cada vez mais inimagináveis montanhas de dados.

O Facebook, sem dúvida, é aquilo que Marcel Mauss chamaria de um fato social total: pois tem dimensões culturais, políticas, comerciais e outras, todas evidentemente entrelaçadas. Em um país com quase inexistente tradição democrática, com uma sociedade civil muito fraca e instituições que perdem legitimidade a passos acelerados, o "Face" acabou virando uma arena. Mas uma arena mesmo, daquelas de UFC, ou até pior, porque até no UFC existem regras e no FB vale dedo no olho, chute nos bagos e até mordida em tudo quanto é lugar. E não estou me referindo a grupos sadomasoquistas fechados e sim ao "debate político".

Experimente fazer uma postagem claramente política. Foi o que fiz publicando um vídeo em que um capitão da PM tenta explicar o inexplicável: o cerco de todas as saídas da Praça Saens Peña e o impedimento do direito básico de ir e vir. Pois bem, vejam só alguns dos comentários que tive que "ouvir":

"Nêgo é folgado, né? (…) Se todos os policiais fossem assim seria uma beleza. O policial foi corretíssimo."

(em seguida, a mesma pessoa): "Mas o policial foi frouxo. Levantando a voz, assim devia botar o cara no lugar"

"o policial indica a rua que ele tem que pegar, e até o rapaz que está filmando dá a entender que ele quer ir pela rua dele e não fazer o desvio" [TODAS AS RUAS ESTAVAM BLOQUEADAS E O POLICIAL SABIA DISSO, M.A.] e acrescenta "é a mesma coisa quando a prefeitura fecha a rua no fim de semana"

"Ele não disse que é lei que te impede de passar ali! [NÃO, O VÍDEO É SOBRE ISSO, NÃO HAVIA NENHUMA LEI, OU AO MENOS, SE HAVIA O POLICIAL NÃO SABIA QUAL ERA, M.A.]
e continua: "e o que tem haver [sic] a polícia estar acima da lei?"

"Qualquer pessoa sensata há de convir que seriam necessárias aquelas barreiras"

"MIMIMIMIMI puta que pariu, só a voz do cara já irrita! O bloqueio é legal sim!"

"Você que postou isso é um MALA SEM [grifo do autor] alça, o policial está coberto de razão, só você não se toca, seu MALA"

"este babaca [o autor do vídeo, no caso eu rs] não foi porque queria mesmo era arrumar problemas, se fosse comigo ainda tinha dado uma borrachada e um tiro de borracha nele."

e por aí vai…

Como tenho alguma formação em antropologia, tento achar tudo divertido, tento me esforçar para compreender o "outro". Mas tenho também que avaliar que hoje vivemos uma polarização nefasta à nossa cultura política. Não existem só PT x PSDB. Não há que ser contra ou a favor da polícia. Não somos computadores, não somos obrigados a pensar binariamente. Falta gingado dialético e isso dos dois lados. Logo depois de filmar e postar, tentei explicar ao capitão que aquela não era uma questão pessoal e sim política. Eu não levantei a voz, eu não o agredi verbalmente e diga-se de passagem ele também agiu civilizadamente, talvez para desespero dos seus comandados.

Eu já dei aula para oficiais da Polícia Militar na UFF e posso atestar que não vieram de outro planeta. A maioria deles entrou na polícia militar por necessidade financeira inclusive. Sempre os tratei com respeito em sala, embora atacando (com argumentos históricos) a tradição da instituição que os formou e à qual eles estão ligados. Tenho presentes dados por minha turma de pms e me orgulho de tê-los ganho.

Cinco minutos depois eu estava conversando com uma militante que alegava que os policiais já haviam deixado de ser seres humanos. Também não concordo com isso. Como é que alguém acredita ser possível mudar o mundo se não acredita ser possível mudar as pessoas?

Sei que agora vou apanhar da esquerda também, mas isso não importa. Eu acho que o Facebook deve sim, ser utilizado de forma consciente e para divulgar ideias. Mas acho que não é o lugar apropriado para debatê-las. Aqui grassam as cyber-idiotices. Notem que não chamei ninguém de idiota, me refiro apenas a certos pensamentos, a certas forma de ver o mundo e de se dirigir a outros seres humanos comedores de pão.

Não há conversa, não há diálogo, quando não há um mínimo de respeito de parte a parte. Com o perdão de ter que afirmar algo tão básico, tão óbvio.

Nessa hora São Guimarães Rosa me socorre:

"Quando a gente odeia uma pessoa, dedica a vida toda a ela"


P.S: Idiota, idiotice tudo vem de um termo grego que significa "o mesmo". Idiotice é ficar no mesmo sempre, ser incapaz de mudar, de pensar diferente, de adotar outra opinião. É uma forma de morte em vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário