Eu e meus primos...

Eu e meus primos...

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Neymar, marola e vidraça

Uma jornalista de O Globo me pediu uma avaliação do clima no Rio durante a Copa para sair no domingo (8/6/2014). Como não sei se vão publicar, lá vai aqui mesmo:

Adeus Maraca, deixaram tua casca e lá dentro colocaram um novo studio de futebol ao preço de um bilhão e duzentos milhões para alegria da FIFA, das empreiteiras, das televisões e dos políticos. Explodem os preços de aluguéis, imóveis e de tudo o mais, incluindo o biscoito Globo. Claro que vamos torcer pela seleção, mas não pela Copa. Por isso a vergonha em colocar bandeiras no carro, em pintar os muros, em enfeitar as ruas. Na hora H, dá-lhe Neymar!  Protestos justos contra tudo isso, contra remoções, contra a falta de investimentos em infra-estrutura, em transportes. Mas quebrar vidraça de banco e tocar fogo em pneu, sem falar em atacar jornalistas, não é fazer revolução, muito pelo contrário, afasta a opinião pública,legitima a repressão e transforma o mar de junho de 2013 em uma marola. Pelo menos o mundo todo vai ficar sabendo que isto aqui, como dizia Elizabeth Bishop, seria um excelente lugar para uma cidade que de maravilhosa nada tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário