Eu e meus primos...

Eu e meus primos...

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Idiotas da objetividade

Desperto de madrugada, feliz da vida por mais um dia que os deuses me concedem. Ligo o rádio. A CBN informa, com toda uma aparente objetividade, que mais de 150 "mendigos" são assassinados por ano no Brasil. São queimados, executados com tiros na cabeça, espancados. Mas além da chocante violência "gratuita" de homens contra homens, também me fere a palavra "mendigos". Aqui talvez a violência simbólica preceda a violência propriamente dita, servindo para justificá-la e reproduzi-la. Por que não chamar estas pessoas de "moradores de rua", uma expressão descritiva e não estigmatizante como "mendigos"? É como se a mídia os assassinasse novamente, a cada dia, sem parar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário